Política

Servidor do governo é alvo de operação contra rachadinha; entenda

PCDF/Divulgação
De acordo com a Polícia Civil, o servidor teria indicado ao menos oito pessoas para cargos comissionados  |   Bnews - Divulgação PCDF/Divulgação

Publicado em 03/05/2023, às 11h04   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu nesta quarta-feira (3) oito mandados de busca e apreensão no âmbito de uma operação que investiga um servidor comissionado do governo distrital, suspeito de comandar a prática de "rachadinha" em órgãos do Executivo.

De acordo com o site Metrópoles, o servidor teria indicado ao menos oito pessoas para cargos comissionados, dentre eles o filho dele e uma empregada doméstica. Na casa dele, foram encontrados R$ 30 mil em espécie.

As investigações começaram no fim do ano passado. O suspeito ocupava o cargo de Assessor Especial e tinha influência para indicar outras interessados para cargos comissionados por causa da proximidade com pessoas politicamente relevantes. Ele, de acordo com a PCDF, instruía os participantes do esquema a cumprirem suas jornadas de trabalho de forma integral.

Em algumas vezes, compareciam ao órgão que estavam vinculados uma vez ao mês, somente para assinar a própria folha de ponto. Para tentar ocultar a origem ilícita do repasse, o dinheiro de parte dos salários das pessoas indicadas era repassado para a conta bancária de uma empresa em nome de outras pessoas, mas que, cujo dono de fato era o servidor.

O grupo é investigado pela prática dos crimes de concussão e estelionato contra a Administração Pública lavagem de bens. Caso sejam condenados, seus membros podem pegar até 27 anos de prisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp