Política
Publicado em 06/07/2025, às 14h00 Cadastrado por Daniel Serrano
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, tratou de minimizar as críticas a propaganda do governo federal sobre o caso do IOF. Para ele, a peça publicitária não se trata de “pobres x ricos”, mas é uma questão de “justiça” e de “99 contra 1”.
“Na verdade, não é rico contra pobre. É 99 contra 1. Justiça tributária, tá? Então, a gente, a classe média, a grande maioria da população é o que a gente tá falando. A gente está falando da grande maioria contra uma minoria”, declarou.
“Então não tem nada rico contra pobre. Essa é a compreensão…O governo não tem interesse em fazer nenhum aumento fiscal [de impostos] para essa grande maioria da população que já vive arrolada com 27,5% de imposto. E, na verdade, ele quer que aqueles que são poucos, que alguns não pagam. Pagam zero de imposto, pagam 2%, 4%, pague até 10%. É isso. Então é isso que a gente tá chamando da justiça tributária”, emendou.
O governo Lula enfrenta um momento de atrito com o Congresso Nacional por conta da taxação dos mais ricos para compensar a isenção do IR para tem um salário de até R$ 5.000 mensais, promessa de campanha do petista. O projeto deve ser analisado pela Câmara e pelo Senado no 2º semestre.
Além disso, o governo sofreu uma derrota no Congresso após a Câmara e o Senado derrubarem um decreto que revogava parte do reajuste do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade Stanley
Limpeza inteligente
Baita desconto
Cupom de lançamento
Imperdível