Política

Sílvio Humberto anuncia retirada de pré-candidatura a prefeito de Salvador; saiba mais

Joilson César / BNews/ Arquivo
O vereador Sílvio Humberto (PSB) defende que a população negra deve ter protagonismo na política soteropolitana  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews/ Arquivo
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 23/12/2023, às 17h37


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Sílvio Humberto (PSB), em conversa com o BNEWS na tarde deste sábado (23), anunciou que retira sua pré-candidatura a prefeito de Salvador após o anúncio feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), ao lado do Conselho Político com os partidos que lhe dão apoio, em favor da pré-candidatura de Geraldo Júnior (MDB) a prefeito da capital.

"Encerro a pré-candidatura porque o partido [PSB, ao qual é filiado] faz parte do Conselho. Eu me coloquei como pré-candidato para pensarmos a cidade que temos e a cidade que queremos", disse Sílvio Humberto, que reforçou: "a população negra não pode seguir como coadjuvante".

Sobre a participação negra na cabeça da chapa, ele questionou: "nós já temos os pés, as mãos e os troncos. E por que não termos a cabeça dessa cidade?" Sílvio Humberto ressaltou ainda a contradição que há entre a arrecadação da cidade e a condição da população soteropolitana, notadamente os negros.

"As contas vão bem, mas a população vai mal. Temos um crescimmento puxado principalmente pela especulação imobiliária", disse o vereador socialista. No entendimento dele, o fato de o município ser rico e a população empobrecida é também um reflexo do racismo estrutural.

Sobre a resistência de setores e partidos de esquerda em torno do nome de Geraldo Júnior, Sílvio Humberto disse que "não pode negar que o problema existe". "Tem as reuniões internas dentro dos partidos e [vamos trabalhar] para construir uma convergência em nome de pensar a cidade".

O vereador ponderou, entretanto, que a situação atual não é necessariamente imutável. "A política é dinâmica e não tem como dizer de antemão como será o dia seguinte", disse Sílvio Humberto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp