Política

Simone Tebet pode ganhar "presentão" de Ano Novo após negociações entre MDB e Lula; saiba qual

Roque de Sá/Agência Senado
Uma das apoiadoras de Lula (PT) no segundo turno das eleições, Simone Tebet (MDB) vem "cobrando a conta" pelo suporte dado durante a campanha  |   Bnews - Divulgação Roque de Sá/Agência Senado

Publicado em 26/12/2022, às 19h53   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) pode ganhar um verdadeiro "presentão" de Ano Novo após as negociações entre o partido dela e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que podem culminar, principalmente, em um Ministério.

Uma das apoiadoras do petista no segundo turno das eleições, a emedebista vem "cobrando a conta" pelo suporte dado ao petista durante a campanha.

Neste sentido, a cúpula do MDB, de acordo com o jornal O Globo, trabalha em duas frentes para que a senadora seja a próxima ministra do Planejamento, cargo oferecido por Lula. A sigla, por um lado, tenta convencê-la a aceitar o convite e, de outro, negocia com o futuro mandatário a ampliação das atribuições da pasta.

Segundo interlocutores, a senadora gostaria de assumir um ministério que tenha uma atuação mais efetiva, com políticas públicas capazes de lhe garantir visibilidade. Na avaliação de Tebet, no atual formato, o Planejamento acaba funcionando como uma espécie de apêndice da Economia.

Os emdebistas propuseram a integrantes do futuro governo que o Planejamento fosse turbinado com os Planos de Parceria Público Privada (PPI) e os bancos públicos, que hoje estão no guarda-chuva da Economia. Aliados de Lula não descartam incluir o PPI, mas rechaçam a ideia de incorporar os bancos públicos à pasta.

A expectativa era a de que o presidente eleito tivesse uma reunião, ainda hoje, com o presidente do MDB, Baleia Rossi, antes de bater o martelo. Enquanto isso, Tebet é esperada em Brasília, ainda nesta segunda-feira, com a expectativa de se encontrar com Lula nesta terça-feira (27).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp