Política

Sônia Guajajara e Anielle Franco tomam posse

Reprodução/Instagram
O evento da posse foi adiado para esta tarde, após os atentados ocorridos contra os Três Poderes no último domingo (8)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 11/01/2023, às 20h44   Camila Vieira



A deputada federal Sônia Guajajara (PSOL-SP), que se tornou a primeira ministra dos Povos Indígenas do Brasil, e Anielle Franco, que assume comando da pasta da Integração Racial, tomaram posse e fizeram história nesta quarta-feira (11). O evento foi adiado para esta tarde, após os atentados ocorridos contra os Três Poderes no último domingo (8). O presidente Lula compareceu à cerimônia, que estava lotada de espectadores como a ex-presidenta, Dilma Rousseff, e os ministros Flávio Dino, Rui Costa e Silvio Almeida.

Sônia assume o recém-criado Ministério dos Povos Indígenas e foi a primeira a discursar, após ser apresentada pela deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG). “A minha nomeação e de Anielle é o mais legítimo símbolo da resistência secular preta e indígena do nosso Brasil”, afirmou a ministra.

Em sua fala, apontou que a existência dos indígenas é “cercada por uma leitura distorcida da realidade”: “Nos romantizam ou nos desumanizam. Se muitos de nós, indígenas, resguardamos o modo de vida do imaginário da população brasileira, é importante saber que existimos de muitas formas: nas cidades, aldeias, florestas, e nos mais diversos ofícios”.

Veja o momento da posse:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp