Política
Publicado em 16/11/2022, às 10h38 Cadastrado por VD
Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia tomou uma decisão sobre o pedido de remover o presidente Jair Bolsonaro (PL) da cadeira presidencial e antecipar a posse do eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O pedido foi feito pelo advogado Fábio de Oliveira Ribeiro, que entrou com uma petição no Supremo fazendo a solicitação alegando que há um perigo de golpe de estado que não deve ser ignorado e que Bolsonaro "nunca foi capaz de denfender a democracia".
O advogado queria que o STF intimasse Bolsonaro para que, no prazo de 1 hora, reconhecesse o resultado da eleição. Ele também solicitou a decretação da posse antecipada de Lula, “que foi eleito pela maioria dos cidadãos brasileiros”, de forma que o petista possa dissipar as manifestações contra o resultado das urnas e responsabilizar os líderes do movimento.
Carmen Lúcia negou o pedido sob a justificativa de que não há fundamentação jurídica mínima e de indicação de base constitucional e legal”.
A ministra negou o seguimento da petição e determinou o arquivamento do processo. Ela escreveu que “é incabível a presente pretensão, por se tratar de representação não acompanhada de documento ou fundamento jurídico válido para o acatamento do que se pede”. A decisão foi publicada no último dia 7 de novembro.
Classificação Indicativa: Livre
Cinema em casa
Smartwatch top
som poderoso
Limpeza inteligente
Bom e Barato