Política

STF condena a 17 anos de prisão primeiro réu envolvido no 8/1

Rosinei Coutinho/SCO/STF
Aécio Lúcio Costa Pereira foi enquadrado em cinco crimes  |   Bnews - Divulgação Rosinei Coutinho/SCO/STF

Publicado em 14/09/2023, às 13h12 - Atualizado às 13h42   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, proclamou, nesta quinta-feira (14), o resultado do plenário da Corte que condenou o primeiro réu envolvido nos atos antidemocráticos de oito de janeiro. 

Aécio Lúcio Costa Pereira foi sentenciado a 17 anos de prisão, além de multa de R$ 44 mil e pagamento solidário de R$ 30 milhões por dano moral coletivo. A medida foi do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

Os ministros Edson Fachin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber seguiram integralmente o voto do relator. Barroso e André Mendonça votaram para condenar o réu por 4 crimes. (Barroso absolveu por abolição violenta do Estado democrático e Mendonça absolveu por Golpe de Estado). Nunes Marques só votou por condenar por dano qualificado e deterioração do patrimônio.

Antes da condenação, Moraes e o ministro André Mendonça tiveram uma discussão séria durante o julgamento. O bate boca teve início depois que Mendonça sinalizou que não via razão para condenar o réu por tentativa de golpe de Estado.

Em seguida, Moraes acusou o colega de STF de levar ao tribunal uma “teoria da conspiração” de que o governo atuou contra o próprio governo durante os atos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp