Política

STF forma maioria para derrubar decisão de Barroso que autoriza enfermeiro a fazer aborto legal

Devid Santana -BNews
Ministro Barroso, que antecipou aposentadoria, defendia a autorização do aborto voluntário até a 12ª semana de gestação  |   Bnews - Divulgação Devid Santana -BNews
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 18/10/2025, às 08h36



O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para derrubar decisão do ministro Luís Roberto Barroso que autorizou na última sexta-feira (17) que enfermeiros possam auxiliar o procedimento de aborto nos casos permitidos pela legislação (gravidez com risco de morte, em caso de estupro e anencéfalo). O julgamento ocorre no plenário virtual.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

O ministro apresentou seu último voto antes de antecipar a aposentadoria. Ele defendeu, em um outro processo, a autorização para que mulheres possam fazer aborto de forma voluntária até a 12ª semana de gestação.

Barroso suspendeu também procedimentos administrativos e penais, processos e decisões judiciais contra a categoria dos enfermeiros devido à realização de abortos legais.

Gilmar Mendes votou pela derrubada da medida e foi seguido por Cristiano Zanin, Flávio Dino, Kassio Nunes Marques, André Mendonça e Alexandre de Moraes. Os outros ministros ainda podem inserir seus votos até a próxima sexta-feira (24).

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)