Política

STF forma maioria pela condenação de mais seis réus dos atos golpistas

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Apesar do entendimento sobre a condenação, ainda não há uma definição sobre a penas  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 17/10/2023, às 09h21 - Atualizado às 09h21


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta segunda-feira (16), maioria pela condenação de mais seis réus por envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília. Apesar do entendimento, ainda não há definição sobre a pena dos acusados.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Dos 11 ministros da Suprema Corte, os ministros Alexandre de Moraes (relator), Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Luiz Edson Fachin votaram pela condenação dos réus. Os votos podem ser apresentados em plenário virtual até esta terça-feira (17).

Pelos votos, o grupo deve ser condenado pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado.

O ministro Alexandre de Moraes defendeu a pena de 17 anos de prisão para Cláudio Augusto Felippe, Edineia Paes da Silva Santos, Jaqueline Freitas Gimenez e Reginaldo Carlos Beagiato Garcia. Já Zanin defendeu uma pena de 15 anos para eles. Segundo o relator, o réu Jorge Ferreira teria uma pena de 14 anos. Zanin pede três anos a menos de prisão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp