Política

Suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil é recomendada pelo TCU

Leonardo Sá/Agência Senado
TCU avalia o possível uso do consignado do Auxílio Brasil para '"interferir politicamente nas eleições presidenciais"  |   Bnews - Divulgação Leonardo Sá/Agência Senado

Publicado em 21/10/2022, às 17h04   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Um parecer técnico do Tribunal de Contas da União (TCU)  recomenda a suspensão do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. O TCU avalia o possível uso do consignado do benefício para “interferir politicamente nas eleições presidenciais”.

A Caixa Econômica Federal deverá explicar por que decidiu começar a fazer o empréstimo consignado em outubro, entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais. A instituição financeira deverá se manifestar sobre o caso em até cinco dias úteis a contar desta quinta-feira (20), segundo o parecer.

O empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi liberado na terça-feira (11). Além da Caixa, outras 11 instituições financeiras foram autorizadas a realizar os empréstimos.

O Ministério da Cidadania estabeleceu um limite de juros de 3,5% ao mês, mas cada instituição financeira pode adotar uma taxa diferente, respeitando esse teto. No caso da Caixa, o banco estabeleceu uma taxa de 3,45% ao mês.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp