Política
por Daniel Serrano
Publicado em 26/10/2025, às 07h31 - Atualizado às 07h54
O aguardado encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorreu neste domingo (26), na Malásia. Os dois estão no país asiático para participar da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Brasil e Estados Unidos são convidados da associação e viram no evento a oportunidade para que os dois líderes se reunissem.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
O encontro entre Lula e Trump durou aproximadamente uma hora e marcou o início da reaproximação entre os países e o início da negociação sobre o fim do tarifaço imposto pelo governo dos EUA aos produtos brasileiros.
A primeira parte do encontro foi marcada por uma entrevista de cerca de 10 minutos à imprensa. Na oportunidade, Trump disse ser uma honra estar com Lula e que provavelmente eles fariam "alguns bons acordos".
"Nós vamos discutir [tarifas] um pouco. Nós sabemos que nós nos conhecemos. Nós sabemos o que cada um quer", disse Trump. “Acho que vamos conseguir fazer alguns acordos muito bons que estamos discutindo, e eu acho que vamos acabar tendo um relacionamento muito bom”, emendou.
Já o presidente Lula defendeu que ele e Trump resolvam suas divergências e pediu que o momento com a imprensa fosse encerrado, para iniciar logo as discussões com o presidente dos EUA.
Ver essa foto no Instagram
A reunião aconteceu a portas fechadas, com a presença de ministros de Estado. Lula estava acompanhado dos ministros de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, de Ciência e Tecnologia (MCTI), Luciana Santos, e da Agricultura, Carlos Fávaro.
Após o encontro, Lula usou as redes sociais para detalhar a conversa com Trump. Em seu perfil no X (antigo Twitter), o presidente brasileiro disse que discutiu com o líder estadunidense de "forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral".
"Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras", escreveu Lula.
Tive uma ótima reunião com o presidente Trump na tarde deste domingo, na Malásia. Discutimos de forma franca e construtiva a agenda comercial e econômica bilateral. Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as… pic.twitter.com/aTXZthrb9Z
— Lula (@LulaOficial) October 26, 2025
Classificação Indicativa: Livre
Limpeza inteligente
copa chegando
Super desconto
Som perfeito
Cinema em casa