Política

Tebet abre o jogo sobre o fim da reeleição; veja o que ela disse

Roque de Sá / Agência Senado
Tebet ainda citou Bolsonaro durante sua opinião sobre o assunto  |   Bnews - Divulgação Roque de Sá / Agência Senado
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 31/03/2024, às 15h08


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra do Planejamento, Simone Tebet afirmou, em entrevista à CNN, que é favor da reeleição, que estabelece mandato de cinco anos para o presidente da República. A opinião da ex-senadora diverge de Lula (PT) que não apoia a mudança.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Mesmo sem se pronunciar publicamente sobre o assunto, Lula transmitiu sua postura contrária ao fim da reeleição em jantar em que recebeu líderes do Senado, no início de março, no Palácio da Alvorada.

A ministra relatou que não ver apenas a reeleição, mas um mandato “curto” de quatro anos para os chefes do Poder Executivo, presidente, governadores e prefeitos como um 'câncer'.

“Totalmente de acordo [com o fim da reeleição]. Um dos grandes cânceres e males é não só a reeleição, é um mandato de quatro anos, é um mandato curto. Você ganha no primeiro ano, no segundo ano você trabalha, no terceiro ano você está pensando na eleição. O Brasil não vai pra frente dessa forma”, disse a ministra.

A proposta tem o apoio do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e valeria apenas a partir de 2030. “Se o [ex-]presidente Bolsonaro não tivesse chance de ser candidato à reeleição, nós não teríamos todo esse processo. Nós teríamos uma eleição totalmente diferente, talvez até sem uma tentativa de golpe. Um mandato de cinco anos, sem reeleição, está de bom tamanho”, afirmou Tebet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp