Política

Temor de desgaste político CPMI pode fazer Lula acelerar indicação de Zanin ao STF

Ricardo Stuckert
Integrantes do governo acreditam que o anúncio pode acontecer em até duas semanas  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 02/05/2023, às 11h46 - Atualizado às 11h52



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sendo alertado por auxiliares para antecipar a indicação de um nome para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). A avaliação é de que a escolha aconteça antes do Planalto sofra desgaste com o andamento da CPMI dos atos golpistas. As informações são da coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo.

Atualmente o advogado Cristiano Zanin é o favorito para ocupar a vaga do Ricardo Lewandowski, que se aposentou da Suprema Corte no início de abril. Integrantes do governado acreditam que o advogado deve ter seu nome indicado em até duas semanas.

Ainda segundo a publicação, Zanin já estaria se empenhado para criar um ambiente favorável para a aprovação de seu nome no Congresso. Ele ainda está recebendo o apoio de advogados com bom trânsito em Brasília.

O nome do advogado vem sendo bem avaliado até por senadores da oposição, como o de Flavio Bolsonaro (PL-RJ). Além disso, o governo avalia que também não deve encontrar resistência de outros nomes da oposição, como o de Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro.

O nome indicado por Lula ao STF precisa ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, onde serão feitas perguntas jurídicas, políticas e sobre a vida pessoal do futuro ministro. Em seguida, ele precisa ser aprovado por maioria absoluta do plenário, ou seja, ter a aprovação de pelo o menos 41 dos 81 senadores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp