Política

Tinoco acusa secretário do Governo de cometer improbidade administrativa em obra do VLT; entenda

Foto: Joilson César/BNews
Cláudio Tinoco alegou que vai levar denúncia ao Ministério Público  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 17/03/2022, às 11h18 - Atualizado às 11h26   João Brandão e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Após a segunda tentativa de uma audiência pública com o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedur), Eures Ribeiro; o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello; e o presidente da concessionária chinesa Skyrail, Tyler Li, sobre a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio, ambas sem sucesso, o vereador Claudio Tinoco (União Brasil) afirmou que vai abrir uma denúncia contra o secretário por improbidade admnistrativa.

"Nós fomos muito condescendentes com o secretário Eures Ribeiro. Convidamos duas vezes para participar de audiências públicas na Câmara para poder exatamente interagir com ele, com a equipe técnica, visando abrir essa caixa preta do VLT do Subúrbio, oferecendo a oportunidade dele dar transparência, trazendo as informações para a sociedade. Fomos muito educados porque a gente imagina a agenda dos secretários. Por outro lado, ele esteve essa semana no canteiro de obras e gravou vídeos mentindo para a sociedade", disse Tinoco.

Leia mais:Rui nega rompimento de contrato do VLT com consórcio chinês
Moradores do subúrbio fazem manifestação na Calçada e reclamam do VLT

Tinoco declarou que entrou em contato com a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Norma Cavalcanti, e está tomando as medidas para que o secretário seja denunciado.

Eures Ribeiro (PSD) vai deeixar a Sedur no final do mês de março para concorrer às próximas eleições como deputado estadual. O secretário já ocupou o posto de deputado estadual na Bahia de 2011 a 2012, quando deixou a cadeira na AL-BA para assumir a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa. 

"É uma postura de falta de transparência e deliberadamente de enganar as pessoas. Eu já pedi audiência à doutora Norma Calvacanti. Vamos levar todos os elementos e protocolar nossos documentos pedindo apurações de responsabilidade, nesse caso é um caso de improbidade administrativa", completou Tinoco.

As audiências foram solicitadas pela Câmara após o orçamento da obra aumentar de forma exorbitante. O valor do contrato para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai substituir os antigos trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador foi reajustado pelo Governo do Estado. 

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o documento assinado com a concessionária para a implantação e operação da Fase 1 do sistema foi de R$ 2,8 bilhões, quase o dobro do que havia sido divulgado, mas foi necessário um novo reajuste porque a empresa vai operar também a Fase 2. A conta está em R$ 5,2 bilhões. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp