Política

Título de cidadão honorário é negado a Gilberto Gil pela segunda vez; saiba motivo

Paulo M. Azevedo / BNews
A proposta de título de cidadão honorário foi feita por dois vereadores  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo / BNews

Publicado em 15/03/2023, às 15h30   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O título de cidadão honorário ao músico Gilberto Gil, que vai se apresentar na festa do aniversário de Salvador, foi rejeitado, na última terça-feira (14), pela segunda vez pela Câmara de Vereadores de Florianópolis. Foram oito votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções.

Dessa vez, a proposta foi feita pelos vereadores Carla Ayres (PT) e Afrânio Boppré (PSOL). Para ser aprovado, o texto precisava de aval de maioria ampla e pelo menos 12 votos a favor. Na defesa da proposta, Ayres e Boppré argumentaram que Gil cumpre todos os requisitos. 

O título de cidadão honorário é uma honraria para homenagear pessoas não nascidas em Florianópolis, mas que prestaram serviços relevantes à cidade, ao estado, ao Brasil, à humanidade e são reconhecidos em seus campos de atuação.

O vereador Gilberto Pinheiro (Podemos) pediu vista e afirmou que discorda sobre os requisitos. "Principalmente não vejo ligação do homenageado com o nosso município", escreveu o parlamentar, que votou contra a proposição.

Em 2020, a iniciativa chegou a ser aprovada em primeira votação, mas, como eram necessárias duas votações por maioria absoluta, oito dos 23 foram contra o título na segunda rodada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp