Política

Transição de governo: Ciro Nogueira critica plano B para Auxílio Brasil

Isac Nóbrega/PR
Ciro Nogueira mostra insatisfação com alternativa do governo Lula para garantia de valor do Auxílio Brasil  |   Bnews - Divulgação Isac Nóbrega/PR

Publicado em 06/11/2022, às 12h40   Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, criticou a chance de abertura de crédito extraordinário pelo governo Lula para a garantia do valor de R$ 600,00 do Auxílio Brasil, em mensagem de WhatsApp enviada para pessoas próximas neste domingo (6), reveladas pelo Estadão.

O crédito extraordinário é um plano B da articulação para o governo do PT, que é avaliado junto com a ideia de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).  O objetivo é ter uma ação que possa garantir recursos para as promessas feitas por Lula (PT) no período de campanha eleitoral deste ano.

"Os técnicos em finanças públicas entendem que, para abrir um crédito extraordinário da forma tradicional prevista na Constituição, como exceção ao teto de gastos, precisa-se justificar a urgência e imprevisibilidade. Como fazer isso para uma despesa continuada, como o Auxílio Brasil? Eles apontam que não parece que o simples fato da falta de recursos seja justificativa suficiente para respaldar a edição de um crédito extraordinário", disse Ciro Nogueira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp