Política

Transição de governo: Deputada baiana alerta ‘buraco orçamentário’ deixado por Bolsonaro

Richard Silva/PCdoB na Câmara
Alice Portugal cita situação orçamentária deixada por Bolsonaro que será desafio na transição de governo  |   Bnews - Divulgação Richard Silva/PCdoB na Câmara

Publicado em 04/11/2022, às 08h57   Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) fez análise da primeira reunião da transição de governo no âmbito federal, que ocorre após encontro de Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito, com o atual chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), nesta quinta-feira (3).

Na ocasião, Alckmin ainda foi para o Congresso Nacional, onde se reuniu com o relator do Orçamento, Marcelo Castro (MDB-PI), e o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) para discutir a adequação do Orçamento de 2023 com as promessas de campanha de Lula

Após a reunião, eles anunciaram o esforço por uma PEC que possa retirar do teto de gastos despesas com programas sociais observados como “essenciais”, a exemplo do auxílio de R$ 600.  No entanto, Alice Portugal afirma que o movimento ocorre por causa de um ‘buraco orçamentário’ deixado pela atual gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela ainda fez referência ao auxílio como Bolsa Família, que foi substituído pelo Auxílio Brasil pelo chefe do Executivo. 

“ ‘Não tem recurso para o Bolsa-família, para a Farmácia Popular, para a saúde indígena, para a merenda escolar’. Um resumo da primeira entrevista coletiva da equipe de transição e da realidade desse governo que queria destruir o Brasil. Agiram como se 2023 não existisse para a população! ”, disse Alice Portugal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp