Política

VÍDEO: Troca de mensagens indica articulação de vereador e servidores para derrubar prefeito na Bahia

Divulgação
Grupo de Whatsapp mostra vereador e servidores dando cassação como certa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/03/2024, às 20h26 - Atualizado às 20h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O pedido de cassação contra o prefeito do município de Barra do Mendes, Antônio Barreto de Oliveira (PSD), conhecido como Tonho de Napo, pode ter sido motivada por articulações do vereador Italo Maurício (PDT), conhecido como 'Montanha'.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Denúncias encaminhadas à reportagem do BNews mostram trocas de mensagens do edil com outros três servidores municipais através de um grupo de Whatsapp, intitulado como 'Gabinete do Juros'. 

Nas conversas, realizadas na primeira semana de novembro de 2023, cerca de uma semana antes da oficialização da cassação, mostram que eles já tratam como certo que o prefeito seria afastando, indicando, inclusive, medidas que "já teriam que ser tomadas por uma nova gestão".

O então processo de afastamento de Tonho de Napo aconteceu no dia 9 de novembro. No dia 3, um link chegou a ser compartilhado sobre a cassação do prefeito de Canavieiras. Logo na sequência, um dos servidores diz: "passaram em nossa frente".

Ainda no mesmo dia, prints do Diário Oficial foram enviados sobre um projeto e o servidor diz que "se a obra sair, vai atrapalhar os planos do homem". Em seguida, outro completa: "quem vai entregar vai ser outro mesmo". 

No dia seguinte, um novo projeto para ser indicado na Câmara é compartilhado no grupo e perguntado se poderia ser de autoria do Legislativo. Após ser dito que bastava o Executivo aprovar, um dos servidores responde: "o novo deve aprovar".

Dois dias antes de ocorrer a cassação, um dos servidores escreve: "Bom dia, turminha do Eduardo Cunha", fazendo alusão ao presidente da Câmara dos Deputados de quando ocorreu o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016. 

Tonho de Napo foi afastado do cargo de prefeito cautelarmente  no dia 9 de novembro. No entanto, quatro dias depois, o gestor foi reconduzido às funções após uma decisão liminar. Em janeiro deste ano, Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve a decisão que suspendeu o processo de cassação.

Todos os envolvidos na troca de mensagens foram procurados pela reportagem do BNews, mas, até o momento do fechamento desta matéria, ainda não tinham dado retorno. Um dos servidores chegou a responder e disse que encaminharia um posicionamento. Quando o mesmo for enviado, a matéria será atualizada. 

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp