Política

Tropa tem expediente reduzido pelo Exército sem cortar salário para diminuir gastos com luz e alimentação

Imagem Tropa tem expediente reduzido pelo Exército sem cortar salário para diminuir gastos com luz e alimentação
Ficam fora do regime de meio expediente apenas os hospitais e escolas militares  |   Bnews - Divulgação
Marcelo Ramos

por Marcelo Ramos

[email protected]

Publicado em 21/11/2023, às 07h49


FacebookTwitterWhatsApp

O Exército Brasileiro vai colocar sua tropa em regime de meio expediente por dois meses, mas manterá o pagamento de salário integral. A medida define que a jornada de trabalho deverá ser cumprida entre os dias 4 de dezembro de 2023 e 26 de janeiro de 2024. A decisão foi tomada para reduzir custos com luz, água e alimentação em quartéis. As informações são do G1.

De acordo com a reportagem, ficam fora do regime de meio expediente apenas os hospitais e escolas militares. A comunicação foi oficializada em setembro, em um boletim interno. A economia com gastos com alimentação já foi usada em anos anteriores como justificativa para diminuir o número de horas de trabalho, mas por períodos menores e nos feriados de Natal e Ano Novo.

“O calendário anual de instrução contempla os meses de outubro e novembro com os exercícios de adestramento e certificação de tropa, envolvendo grandes efetivos em atividades aquarteladas ou fora das organizações militares", afirmou o Exército em nota.

A nota diz ainda que, ao término desse período, o Exército "prioriza as atividades de racionalização administrativa, economia no custeio com concessionárias (luz, água, etc) e alimentação, havendo uma necessária diminuição de gastos", mas não afirmou qual será a economia.

Ainda segundo o Exército, os meses de dezembro e janeiro coincidem com a menor disponibilidade de efetivo: os militares temporários são licenciados nessa época e os substitutos só chegam em março.

Nesse período também se concentram as férias e transferências dos militares de carreira, mas o Exército afirma que o comando e a administração das organizações militares continuam funcionando normalmente e que por isso a capacidade operacional da tropa não será afetada.

"Para todo o efetivo do Exército são mantidas as escalas de serviço, onde os militares passam 24 horas empregados na segurança dos aquartelamentos e instalações a cargo do Exército, além do pessoal também cumprir esse período em tele-trabalho, conforme as demandas de cada unidade militar".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp