Política

Comissão avaliará resultados de testes públicos das urnas eletrônicas de 2024; entenda

Divulgação / TSE
Caso erros sejam constatados, correções serão feitas nas urnas; investigadores voltarão em maio de 2024  |   Bnews - Divulgação Divulgação / TSE
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 03/12/2023, às 08h50 - Atualizado às 09h00


FacebookTwitterWhatsApp

Com os resultados do trabalho dos especialistas prontos, os dados coletados serão enviados para uma comissão avaliadora. Essa comissão avaliará os dados e divulgará as conclusões na sexta-feira (15). Nesse momento, caso alguma irregularidade for constatada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá corrigir e evitar riscos nas votações do pleito eleitoral do próximo ano. Vale lembrar que em maio de 2024, os investigadores voltarão ao TSE para checar se as eventuais falhas, caso existam, foram corrigidas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Esse tipo de teste das urnas eletrônicas ocorre desde 2009 no TSE. A grande novidade das avaliações de 2023 ficaram por conta do modelo adotado. Isso porque, para os testes, o tribunal utilizou os modelos mais novos das urnas eletrônicas, as mesmas que foram usadas nas eleições de 2020 e 2022.

Teste público

O Teste Público de Segurança da Urna de 2023, realizado pelo TSE já foi concluído. Essa é uma das etapas de verificação que determina a segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024. As avaliações dos equipamentos foram concluídas na última sexta-feira (1°).

Ao todo, 33 especialistas em tecnologia da informação estiveram presentes no evento. Dentre eles estavam programadores e peritos da Polícia Federal (PF). Eles foram os responsáveis por testar os equipamentos e checar se haveroa alguma falha ou vulnerabilidade nas urnas eletrônicas.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (30):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp