Política

TSE volta a julgar Bolsonaro e Braga Netto; saiba detalhes

Valter Campanato / Agência Brasi
Corte vai avaliar conduta dos então candidatos nos eventos do Bicentenário da Independência  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato / Agência Brasi
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 24/10/2023, às 06h35 - Atualizado às 06h41


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará novamente a campanha eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu vice Walter Braga Netto. Mais uma vez a Corte se reune para discutir o caso relacionado à disputa presidencial de 2022, dessa vez durante o evento do Bicentenário da Independência. O TSE se reunirá nesta terça-feira (24).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com os autores do processo, os acusados teriam cometido abuso de poder político e econômico. Além disso, eles teriam agido com uma conduta proibida para agentes públicos nas eleições. Ou seja, tanto Bolsonaro quanto Braga Neto, teriam utilizado das comemorações da independência para conseguir uma vantegem na disputa eleitoral. Supostamente eles discussaram, posaram para fotos com eleitores e promoveram a divulgação de propaganda eleitoral.

O que diz a defesa?

Os advogados dos acusados, o ex-presidente e o vice, tem apontado que existem falhas no processo e pedem que o caso seja arquivado sem que o conteúdo seja analisado. Além disso, a defesa indica que Bolsonaro foi aos eventos como presidente e não teve tais comportamentos apontados no processo.

E o Ministério Público Eleitoral?

Enquanto a defesa se movimento para tentar absolver Bolsonaro e o seu vice, o Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou o seu parecer. Nesse documento, o órgão pede a inelegibilidade do ex-presidente Bolsonaro, que neste caso poderia ser ampliada, e pela absolvição do candidato a vice-presidente, Walter Braga Neto.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (23):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp