Política

Último adeus: Autoridades prestam homenagem ao ex-vereador Sandoval Guimarães

BNews / Devid Santana
O sepultamento do ex-vereador Sandoval Guimarães reuniu autoridades e amigos que destacaram sua importância na política de Salvador  |   Bnews - Divulgação BNews / Devid Santana

Publicado em 13/02/2025, às 12h14   Rebecca Silva e Dandara Amorim



O sepultamento do ex-vereador de Salvador, Sandoval Guimarães (sem partido), aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), no cemitério Jardim da Saudade. A cerimônia contou com a presença de vereadores e autoridades municipais, que ressaltaram à equipe do BNEWS a importância do parlamentar para a cidade.

O presidente da Central do Outdoor Bahia, Vinicius Linhares, destacou a relevância do Projeto de Lei 127/09, de autoria de Sandoval Guimarães. “O doutor Sandoval instituiu a lei do Dia do Outdoor, em 2009, e sempre foi atuante na Câmara. Ele era um grande defensor do nosso setor, então essa é uma grande perda para nós”, afirmou.

Devid Santana
Devid Santana / BNews

Os vereadores Paulo Magalhães Jr. (União) e Valdenor Cardoso lamentaram a morte do ex-parlamentar. Magalhães destacou o protagonismo de Sandoval na Câmara Municipal. “É uma perda irreparável para Salvador, sobretudo para a Câmara. O vereador Sandoval sempre foi combativo, eterno presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, sempre cumprindo seu papel com excelência”, pontuou.

O ex-presidente da Câmara durante os mandatos de Sandoval, Valdenor Cardoso, relembrou a trajetória do colega. “Além de um grande médico, ele foi presidente de um clube de futebol tradicional como o Galícia. Sandoval era uma figura importante para Salvador. Sua perda é irreparável, tanto para a política quanto para a cidade”, declarou.

Os vereadores Téo Senna (PSDB), Kiki Bispo (União) e Maurício Trindade (PP) também prestaram suas últimas homenagens. Senna recordou sua convivência com o ex-vereador. “Quando entrei na Câmara, em 2000, Sandoval já atuava e tive a oportunidade de aprender muito com ele. Seu trabalho na Comissão de Orçamento foi referência em Salvador, e esses exemplos nos marcam profundamente”, destacou.

Kiki Bispo anunciou que pretende propor uma homenagem oficial ao ex-parlamentar. “A Câmara já decretou luto oficial de três dias, mas acredito que podemos ir além, sugerindo que o nome de Sandoval seja eternizado em alguma instituição, como uma escola ou um posto de saúde, locais que ele sempre representou muito bem”, disse.

Já Maurício Trindade ressaltou a importância de Sandoval como referência para os demais vereadores. “Os colegas paravam para ouvir Sandoval falar. Ele era um professor, um mestre, e que seu legado sirva de exemplo, principalmente para aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo”, afirmou.

Clique aqui, inscreva-se em nosso canal no Youtube e acompanhe a transmissão BNews Folia 2025!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp