Política

União Brasil avalia sair da base do Governo Lula; entenda

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Possível afastamento pode ocorrer assim que Rueda, que próximo a Bolsonaro, assumir o partido  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 15/03/2024, às 10h57 - Atualizado às 10h58


FacebookTwitterWhatsApp

O União Brasil já começa a discutir algumas medidas assim que Antonio Rueda assumir definitivamente a presidência nacional do partido. Um dos pontos que será debatido internamente será a postura da legenda em relação à permanência na base do governo Lula. A informação é do site “O Antagonista”.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A decisão vem em um momento conturbado do partido. Na última quarta-feira (13), foi instaurado um processo para afastar o então presidente da sigla, o deputado Luciano Bivar, do cargo. A ação será enviada para o conselho de ética da legenda e o parlamentar terá prazo mínimo 72 horas para apresentar defesa. Até lá, ele permanece no comando da sigla.

Atualmente, o União Brasil comanda três ministérios do terceiro mandato de Lula: Desenvolvimento Regional, com Waldez Góes; Turismo, com Celso Sabino; e Comunicações, com Juscelino Filho.

De acordo com a publicação, o entendimento entre caciques do União Brasil é de que, atualmente, não há motivo para que o partido saia da base do presidente Lula. No entanto, a mudança no comando da legenda pode ser o início de um afastamento da gestão petista.

Antônio Rueda era próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, o União Brasil conta com lideranças que tem o PT como “rival histórico”, entre ele o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e o atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O chefe do Executivo goiano um dos principais defensores do afastamento da legenda do governo Lula e vem sendo apontado como candidato para Presidência da República em 2026 e tenta contar com o Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp