Política

Vagas no STJ e STF devem ser ocupadas por homens; entenda

Rafael Luz / STJ
Homens são os favoritos para ocuparem as três vagas das ministras que estão de saída da cúpula do Judiciário brasileiro  |   Bnews - Divulgação Rafael Luz / STJ
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 02/10/2023, às 06h36 - Atualizado às 06h41


FacebookTwitterWhatsApp

O judiciário brasileiro está prestes a passar por uma grande mudança. Três ministras estão de saída de seus cargos entre o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Este último, inclusive, já está com a cadeira vaga após a aposentadoria da ministra Rosa Weber. Neste mês de outubro uma das vagas no STJ será aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz, enquanto a outra ficará vaga em janeiro com a saída da ministra Assusete Magalhães.

Para essas vagas, os mais cotados para substitui-las são homens, com uma disputa já traçada. Nas vagas do STJ há três nomes fortes. O favorito é o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal (TRF-4), contudo, além dele outros dois nomes também estão na disputa. São eles o procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes e o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo.

Já para a cadeira vaga no STF, o ministro da Justiça, Flávio Dino, segue na dianteira. Caso Dino não seja o escolhido, outros dois homens estão 'correndo por fora'. São eles o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias. As informações são da colunista Carolina Brígido, do UOL.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (29):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp