Política

Veja o currículo dos militares que fiscalizaram as urnas eletrônicas

Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Imagem Ilustrativa
Saiba o currículo dos militares que fiscalizaram as urnas eletrônicas aplicadas nas eleições deste ano  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Imagem Ilustrativa

Publicado em 06/12/2022, às 09h13   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

As Forças Armadas disponibilizaram os currículos dos militares da ativa que fiscalizaram as urnas eletrônicas que foram utilizadas nas eleições deste ano. O ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi responsável pela convocação dos mesmos.

A equipe de fiscalização foi formada pelos seguintes nomes:

Coronel Marcelo Nogueira de Souza (Exército), chefe da equipe; 

Coronel Ricardo Sant’ana, (Exército); 

Major Renato Vargas Monteiro (Exército); 

Major Antônio Amite, (Exército); 

Capitão Marcus Rogers Cavalcante Andrade (Marinha); 

Capitão Helio Mendes Salmon (Marinha); 

Capital Vilc Queupe Rufino (Marinha); 

Coronel Wagner Oliveira da Silva (Aeronáutica); 

Tenente-coronel Rafael Salema Marques (Aeronáutica); 

Capitão Heitor Albuquerque Vieira (Aeronáutica).

Na análise do código fonte da urna eletrônica, estavam os três primeiro-tenentes Queiroz Vieira, Gabriel Bozza, Yuri Rodrigues Fialho. 

O Major Amite tem especialidade em auditoria, não em fiscalização, termo usado pelo Exército para justificar a ação sobre o processo eleitoral. Entre os nomes, estão militares especializados em defesa cibernética, ainda que as urnas não sejam conectadas na web.

E ainda tem fatores nos currículos mais ‘delicados’, como é o caso do coronel Ricardo Sant'Ana, que foi expulso da comissão de fiscalização eleitoral pelo TSE após reportagem do Metrópoles revelar que o militar difundia informações falsas e militância pró-Bolsonaro nas redes sociais. Ele tem mestrado em engenharia elétrica e doutorado em engenharia de defesa. As informações foram reveladas nesta segunda-feira (5) pelo Fiquem Sabendo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp