Política

Vereador baiano afirma que foi agredido por PMs e agentes do Detran-BA: “Me torturaram”

Divulgação / Ascom CMJ
Detran afirma que vereador ameaçou sacar uma arma para os agentes  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Ascom CMJ
Edvaldo Sales

por Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 22/12/2023, às 13h10 - Atualizado em 23/12/2023, às 08h22


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador de Juazeiro, no norte da Bahia, Aníbal Araújo (PTC) relatou ao Bnews que sofreu agressões de policiais militares e agentes do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) na quinta-feira (21). Em nota, o Detran-BA e a Polícia Militar afirmaram que o mesmo ameaçou sacar uma arma (veja notas abaixo).

De acordo com o edil, tudo aconteceu após ele contestar a apreensão de um ônibus dele durante uma blitz. O vereador, que também é policial civil, disse que os PMs e funcionários do Detran alegaram que havia uma irregularidade na documentação do veículo e que ele falou que não havia nada errado. O vereador afirmou que a multa que os agentes identificaram ainda está em tramitação e que, por isso, o pagamento não era obrigatório e que o ônibus não poderia ser recolhido.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O comandante da operação teria entendido a reação do vereador como desacato e iniciado as agressões. “[O comandante] me deu um pescoção e os demais policiais estavam com a arma em punho”, contou. “Me torturaram, me jogaram no chão, me deram um mata-leão, me bateram [...] Eu desmaiei várias vezes”, continuou Aníbal, o qual completou: “Passei a noite no hospital, sob medicação, sendo avaliado por causa das pancadas que recebi. Já fiz exame de corpo de delito”.

Segundo o edil, as agressões teriam sido cometidas por cerca de 10 homens – PMs e agentes do Detran – e que ele estava algemado quando tudo aconteceu. Em seguida, os agentes conduziram Aníbal para a delegacia, onde ficou por três horas e meia e foi liberado.

O edil disse ainda que vai tomar as medidas judiciais cabíveis: “Vou procurar agora os meus direitos, buscar saber quem são essas pessoas”.

O que dizem a PM e o Detran-BA

Em nota enviada ao Bnews, a Polícia Militar disse que agentes da 4ª Companhia do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRV) “autuaram e removeram um ônibus com irregularidades administrativas e prenderam o proprietário por desacato e ameaça durante a Operação Paz no Trânsito, no bairro Novo Encontro, em Juazeiro, na noite de quinta-feira (21)”.

Ainda conforme a PM, antes da remoção, um homem, que se identificou como proprietário do veículo, compareceu ao local desacatando os PMs e tentou sacar uma arma de fogo que portava na cintura. A corporação disse ainda que o homem foi contido, algemado e conduzido à delegacia local.

“Os policiais apreenderam com o homem uma pistola calibre .40, que também foi apresentada na delegacia para a adoção das medidas cabíveis”, completa a nota.

Já o Detran, confirmou a operação e alegou que os agentes identificaram a documentação irregular, sendo que o vereador teria desacatado as autoridades e ameaçado sacar uma arma, precisando ser rendido pela PM.

Leia a nota na íntegra: 

A Operação Paz no Trânsito’ reúne equipes do Detran-Ba e Polícia Militar, em diversos pontos do estado, com o objetivo de preservar vidas no trânsito.

Durante os trabalhos no bairro Novo Encontro, município de Juazeiro, na noite dessa quinta (21), os agentes identificaram um micro-ônibus  com documentação irregular, com taxas em atraso e registros de multas. O veículo foi indicado para remoção ao pátio da cidade. 
Conforme registro da Polícia Civil, através da 1a. Delegacia de Juazeiro, identificado como proprietário do veículo, o sr Anibal Pererira, contestou a ação e desacatou os policiais presentes, ameaçando sacar uma arma. A rendição do mesmo ocorreu através da Polícia Militar. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp