Política

Vereador choca ao dizer que autismo se resolve "na chibata"; assista

Reprodução/Vídeo
Discurso foi feito na Câmara Municipal de Jucás  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 20/09/2023, às 14h44 - Atualizado às 17h57   Cadastrado por Sanny Santana


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Eúde Lucas (PDT-CE) surpreendeu, de forma negativa, em seu discurso no plenário da Câmara Municipal de Jucás, no Ceará, nesta quarta-feira (20). As falas do político acabaram ofendendo portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o "autismo".

Em seu discurso, Eúde afirmou que o transtorno se "cura" com "chibatada", se referindo a agressões.

"Tem uma declaração que os artistas, os autores, sei lá… tá rondando. Eu digo 'eu era autista', só que meu pai tirou o autista na peia. Naquele tempo tirava autista era na chibata. Porque era um menino meio traquina", afirmou o vereador.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

O parlamentar, que ainda é presidente da casa, se referiu a atriz Letícia Sabatella, que foi diagnosticada com TEA recentemente e recebeu várias mensagens de apoio.

O autismo é classificado, pelo Ministério da Saúde como um "problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções".

Entre as principais características do transtorno, estão a dificuldade de comunicação, de socialização e o comportamento limitado e retetitivo. O distúrbio possui diferentes graus. 

O Ministério da Saúde (MS) considera que parte do tratamento do TEA é o acolhimento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp