Política

Vereador baiano classifica desfile campeão no RJ como 'demoníaco' e deputado repudia: 'racismo religioso'

Reprodução/Multishow
Declaração foi feita por vereador de Feira de Santana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Multishow

Publicado em 02/05/2022, às 19h11 - Atualizado às 19h38   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual baiano Hilton Coelho (PSOL) registrou uma moção de apoio à Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab) e à Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

O gesto ocorre após declarações feitas pelo vereador José Paulo Pereira Barbosa, conhecido como Paulão do Caldeirão (PSC), de Feira de Santana, no centro-norte da Bahia.

Em sessão da Câmara Municipal, o edil, que é 2º vice-presidente da Casa, classificou como "apresentação demoníaca" o desfile da escola campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, que teve o tema "Fala, Majeté! Sete chaves de Exu". O trecho foi compartilhado pelo próprio vereador em seu canal no YouTube.

Leia também: Comissões permanentes terão semana intensa de reuniões na Câmara Municipal de Salvador

No documento protocolado junto à Mesa Diretora da AL-BA, Hilton aponta que a fala de Caldeirão é "preconceituosa, verdadeiro racismo religioso". 

“Com sua fala preconceituosa, o vereador qualificou o desfile da Grande Rio como uma ‘apresentação demoníaca’ associando a entidade Exu ao diabo. Para piorar, recebeu apoio do vereador Pastor Valdemir Santos que endossou as palavras do vereador Paulão. Ataques desse tipo não podem ficar sem resposta e merecem o nosso repúdio”, afirma o parlamentar.

O deputado do PSOL reforça ainda que as religiões de matrizes africanas "tão criticadas e perseguidas, ensinam princípios de humildade, cidadania e a acolher e respeitar a todos, pois as pessoas têm o direito de professar sua fé de acordo com seu desejo e convicções''.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp