Política

Brasil fica de fora da cúpula do G7 pelo terceiro ano consecutivo

Marcos Corrêa/PR
O evento vai ser sediado na Alemanha  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR

Publicado em 02/05/2022, às 17h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Alemanha anunciou nesta segunda-feira (2) o nome dos países convidados para a próxima cúpula do grupo, em junho. Berlim chamará os líderes da África do Sul, da Índia, da Indonésia e do Senegal para o encontro. Esta é a terceira vez que o Brasil ficará de fora. As informações são do g1.

O G7, grupo de países desenvolvidos formado por Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão e Canadá, além da União Europeia, costuma convidar para suas cúpulas alguns países que apresentem relevância no momento.

Leia também: Bolsonaro cita 'obsessão' de Biden por questão ambiental e diz que ela atrapalha Brasil

E edição do ano passado reuniu Austrália, Reino Unido, Índia, África do Sul e Coreia do Sul. No ano de 2020 o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que poderia ser convidado para a reunião do G7, realizada naquele ano nos Estados Unidos. O encontro foi adiado por conta da pandemia.

Em 2019, o Brasil também ficou de fora da cúpula. Ainda segundo o g1, na época o presidente da França, Emmanuel Macron anunciou uma ajuda emergencial para combater queimadas na Amazônia, em meio ao clima de tensão entre Brasil e França por conta de críticas de Macron à falta de combate aos incêndios no Brasil. Após o anúncio da ajuda, Bolsonaro questionou os interesses do líder francês na floresta.

A edição deste ano vai acontecer entre os dias 26 e 28 de junho em um castelo do distrito de Garmisch-Partenkirchen, no sul da Alemanha, os membros do G7 debaterão pautas em torno da sustentabilidade e da política climática, que já era um tema central da presidência alemã do grupo. O tema do evento será "Progresso na direção de um mundo equitativo".

Guerra na Ucrânia

Os países que participam do encontro costumam ser selecionados por adotarem um papel de destaque no cenário mundial. O Itamaraty ainda não se pronunciou sobre a lista de países de convidados da nova cúpula do G7.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp