Política

Vereador é indiciado por fala homofóbica contra Eduardo Leite

Reprodução / Câmara de Vereadores de Vacaria / Redes sociais
O presidente da Câmara de Vereadores de Vacaria foi indiciado por fala homofobica contra Eduardo Leite  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Câmara de Vereadores de Vacaria / Redes sociais
Redação Bnews

por Redação Bnews

redacao@bnews.com.br

Publicado em 28/05/2025, às 22h28



O presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Vacaria, município do Rio Grande do Sul, foi indiciado pela Polícia Civil do Estado pelo crime de homofobia contra o governador e pré-candidato a presidência do Brasil, Eduardo Leite (PSD). Na ocasião, Edimar Biazzi (PL) chamou o Chefe do Executivo estadual de “veado”.

O vereador afirmou que tinha o direito de se referir a Leite dessa maneira devido a sua “liberdade de expressão”. Entretanto, representantes das autoridades afirmaram que a declaração em momento nenhum representa uma crítica política ou manifestação e não está protegida pela imunidade.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

“Essa comparação revela uma distorção grave do sentido da imunidade parlamentar, pois equipara uma acusação de crime contra um agente público com uma expressão pejorativa e preconceituosa dirigida à orientação sexual de uma autoridade, como se isso, por si só, fosse criminoso ou desonroso”, apresenta um trecho do inquérito.

O processo aponta ainda que a fala do vereador tem caráter discriminatório e possui ausência de finalidade política.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)