Política

Vereador que apoiou Bolsonaro se filia ao PT e lança pré-candidatura à prefeitura na Bahia; veja quem

Ato de Filiação - Reprodução
Ato de filiação do candidato aconteceu no último sábado (23)  |   Bnews - Divulgação Ato de Filiação - Reprodução

Publicado em 27/03/2024, às 07h03   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

João de Deus, presidente da Câmara Municipal de Itapetinga (BA), é o novo pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no município. O vereador trocou de partido, saindo do MDB para o PT, com o endosso do líder do governo Jerônimo Rodrigues (PT) e do deputado Rosemberg Pinto (PT). João de Deus era conhecido por apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).

A filiação de João de Deus ao PT ocorreu no último sábado (23), com a presença do deputado estadual Rosemberg e outras lideranças locais do PSD, PCdoB e Podemos. O deputado federal Antônio Brito (PSD) não pôde participar do evento devido a dificuldades de transporte.

Existe um consenso para que o candidato de Jerônimo seja escolhido entre João de Deus e a pré-candidata do PSD, Cida Moura. Apesar de Rosemberg ter anunciado Cida como candidata pelo PT, as negociações não avançaram devido a disputas locais.

Geddel Vieira Lima (MDB), ex-ministro, divulgou nas redes sociais um vídeo de João de Deus, que recentemente se desvinculou do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), pedindo votos para ACM Neto em 2022. Geddel também compartilhou uma imagem que mostra o nome de João de Deus como administrador de um grupo bolsonarista no WhatsApp.

Geddel questionou o argumento do PT e de Rosemberg em não apoiar o candidato indicado por Rodrigo Hagge, uma vez que o prefeito apoiou ACM Neto em 2022 e não estava alinhado com Jerônimo. Para Geddel, seria mais estratégico para o governo atrair o sucessor de Rodrigo, através do MDB, para a base do Executivo.

Reprodução: Instagram

Rodrigo Hagge indicou Eduardo Hagge (MDB), seu sobrinho e médico veterinário, como candidato à sua sucessão. No entanto, Rosemberg já descartou o apoio ao candidato do MDB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp