Política

Vereador que fez som de macaco em discussão na Câmara é indiciado; veja vídeo

Reprodução/ Vídeo
O ataque racista foi gravado por câmeras que transmitiram a sessão na Câmara  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 16/01/2024, às 06h41 - Atualizado às 06h42


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Lincon Albuquerque (Cidadania) que fez som de macaco para outro vereador negro, Carlim Imperador (Pros), durante discussão na Câmara Municipal de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, foi indiciado pela Polícia Civil por injúria racial.

O ataque racista foi gravado por câmeras que transmitiram a sessão e nas imagens é possível ver Lincon e Carlim discutindo em meio à uma votação de um projeto local. Um terceiro vereador tenta conter os ânimos, em vão. De repente, Lincon passa a imitar um macaco e todos se calam.

A decisão pelo indiciamento foi tomada pelo delegado responsável José Antonio Sena e confirmada ao Estadão pela corporação, que informou que o inquérito foi remetido ao fórum na última sexta-feira (12). Cabe agora ao Ministério Público de Goiás (MPGO) decidir se denuncia o vereador ou pede que o caso seja arquivado.

O crime de injúria racial é previsto na Constituição e tem pena prevista de dois a cinco anos de reclusão e multa. O parlamentar nega o crime e diz que se defenderá na Justiça.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp