Política

Vereadora baiana ingressa na equipe de transição do Governo Lula; saiba quem é

Foto: Lula Marques/Divulgação/PT
Vereadora vai trabalhar como consultora de políticas para as artes na equipe de transição  |   Bnews - Divulgação Foto: Lula Marques/Divulgação/PT

Publicado em 08/12/2022, às 11h19   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia enviou um novo nome para o grupo de transição do governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A enviada da vez sai direto da Câmara Municipal de Salvador (CMS), onde cumpre mandato como vereadora.

Trata-se de Maria Marighella (PT), edil que tentou uma vaga na Câmara dos Deputados neste ano, mas não se elegeu. Ela foi convidada para atuar junto ao GT de Cultura da equipe de transição do governo Lula como consultora de políticas para as artes. A baiana se junta a outros nomes do estado dentro da transição de governo, como a cantora Margareth Menezes, que também integra o GT de Cultura.

Outros baianos também já foram anunciados pelo coordenador da transição e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). 

Um outro exemplo é o do secretário de Infraestrutura do governo Rui Costa, Marcus Cavalcanti, fará parte do grupo de trabalho de infraestrutura da transição. Outro baiano que passou a integrar a equipe do presidente eleito foi o jornalista baiano Yuri Silva, ativista do movimento negro baiano. 

Na última quarta-feira (7), Marighella, viajou para Brasília onde participa de reuniões de trabalho junto à equipe de transição.

A vereadora afirma que é uma responsabilidade imensa trabalhar no GT de Cultura porque o setor, junto das artes, foi transformado em alvo durante o governo do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

"Trabalharemos para alçar a cultura dentro das políticas públicas ao lugar que ela ocupa na constituição social brasileira e pelo reconhecimento das artes e seus diversos segmentos em toda sua amplitude, complexidade e dimensões. A crise colocada hoje na vida pública será superada através da cultura, com a imaginação coletiva", declarou Maria Marighella.

A vereadora foi foi coordenadora de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Junto à Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, atuou na construção e aprovação da Lei Aldir Blanc - que, dentre outras medidas, possibilitou o auxílio emergencial para trabalhadoras e trabalhadores da Cultura durante a pandemia da Covid-19.

Ela também trabalhou coordenando políticas nacionais para o teatro na Funarte e participou do processo de construção da Política Nacional das Artes (PNA), interrompido pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp