Política

Vereadora de Salvador repudia participação de Cíntia Chagas em evento feminista: "Ideias arcaicas e discriminatórias"

Divulgação
Cíntia Chagas é casada com Lucas Bove  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 26/03/2024, às 14h55


FacebookTwitterWhatsApp

A vereadora Laina Crisóstomo, do mandato coletivo Pretas Por Salvador (PSOL), protocolou uma moção de repúdio contra a participação da influenciadora Cíntia Chagas na IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada em Curitiba, no dia 15 de março de 2024. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A professora de português é declaradamente conservadora e casada com o deputado Lucas Bove (PL). No evento, onde ela, que já fez ataques contra o presidente Lula (PT), daria dicas de oratória para as participantes do evento, Cíntia ficou em silêncio enquanto as demais advogadas gritavam “respeito, respeito”.

"Cíntia Chagas, que não é advogada, é reconhecida por suas afirmações que menosprezam e subjugam as mulheres. Suas declarações, divulgadas em redes sociais e mídias, propagam ideias arcaicas e discriminatórias, como a necessidade de submissão feminina e a crítica a comportamentos que são parte da liberdade e autonomia das mulheres", escreveu Laina, na moção.

Laina argumenta que, "ao permitir que uma figura com tais posicionamentos tivesse espaço em um evento que deveria ser um espaço seguro e de empoderamento para mulheres advogadas, o Conselho Federal da OAB mostrou uma grave falta de compromisso com os princípios de igualdade de gênero e respeito aos direitos humanos".

Ela ainda pede que o Conselho Federal da OAB se retrate publicamente pela escolha.

"É inaceitável que um evento que se propõe a discutir o protagonismo das mulheres na advocacia dê voz a uma pessoa que promove ideias que perpetuam a desigualdade de gênero e reforçam estereótipos nocivos", ressalta o texto.

A moção ainda deverá tramitar nas comissões antes de chegar ao Plenário. Ainda não há data para apreciação do texto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp