Política

Vereadores de Salvador tentam instalar comissão para investigar transporte público; saiba detalhes

BNews/Paulo M. Azevedo
Câmara Municipal realiza sessão ordinária nesta terça-feira (7) para instalação de comissões temáticas  |   Bnews - Divulgação BNews/Paulo M. Azevedo

Publicado em 07/02/2023, às 15h30 - Atualizado às 17h04   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Vereadores de Salvador tentam instalar Comissão Especial de Inquérito (CEI) do transporte público da capital baiana. Liderado pelo vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), os parlamentares de oposição já buscam assinaturas para a instalação do colegiado.

Câmara Municipal realizou sessão ordinária nesta terça-feira (7) para instalação de comissões temáticas. No entanto, assim como na segunda-feira, não houve acordo entre os vereadores e uma nova sessão foi marcada para a quarta-feira (8).

A CEI é uma ferramnta de investigação da Câmara Municipal, semelhante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional. Ambas são usadas para o exercício de suas funções de investigação.

O tema da tarifa do transporte público voltou a ganhar repercussão entre os parlamentares após o prefeito Bruno Reis (UB) falar sobre o aumento da tarifa de ônibus na capital baiana. 

"Não temos previsão de aumento de tarifa de ônibus. Quando tiver e vai ter, é um contrato, eu e todos os prefeitos do Brasil, estamos aguardando a revisão de um estudo, esse ano é o ano da revisão tarifária, é um contrato de concessão que está sendo analisado pra reequilibrar. Ano passado o aumento veio em abril e eu seguirei até junho, foi quando ele passou a vigorar porque a prefeitura estava pleiteando mas dependo desses números pra dar partida e iniciar a discussão", explicou Bruno nesta semana.

O prefeito, contudo, garantiu que fará o possível para que o aumento não impacte tanto na vida dos usuários de ônibus da capital baiana. 

Na segunda-feira (6), ao BNews, o vereador Augusto Vasconcelos criticou a possibilidade do reajuste na tarifa de ônibus de Salvador. O parlamentar culpou o atual grupo político que está à frente da Prefeitura da capital baiana pelo “colapso” no sistema de transporte público.

“A comissão de transporte da Câmara não foi consultada nem ouvida sobre esse tema. Nós vamos cobrar que sejam apresentados os números e planilhas. A gente sabe que o sistema de transporte está em colapso e isso, em grande medida, é de responsabilidade desse grupo politico que está na gestão desde 2012”, detonou.

“Salvador virou uma cidade de andarilhos, de pessoas que estão caminhando para chegar ao trabalho porque não dinheiro para pagar a tarifa de ônibus. Aumentar a tarifa vai excluir ainda mais. Sem o acesso ao transporte, a gente não tem educação, porque a criança e o adolescente não chegam na escola, nem emprego, porque as pessoas não conseguem chegar ao local de trabalho”, finalizou.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp