Política

Vereadores governistas "brigam" por comando de comissões da Câmara Municipal; entenda

Joilson César/BNews e Dinaldo Silva/BNews
Duas sessões foram encerradas sem acordo na segunda e terça entre os vereadores para composição de colegiados  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews e Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 07/02/2023, às 17h37 - Atualizado às 17h48   Eduardo Dias e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Mal começou o ano legislativo na Câmara Municipal de Salvador (CMS) e os vereadores já têm uma disputa interna acirrada pela frente. Desde a segunda-feira (6), quando o presidente Carlos Muniz (PTB) convocou uma sessão ordinária para definição dos membros das comissões permanentes da Casa, o Plenário Cosme de Farias ficou agitado. 

Em disputa estão as presidências de duas das principais Comissões: a de Constituição e Justiça e Redação Final (CCJ), e de Finanças e Orçamento. Os vereadores Alexandre Aleluia (PL) e Marta Rodrigues (PT) presidiam os dois colegiados, respectivamente. Com a mudança na presidência e Mesa Diretora, a CMS realiza uma nova composição das comissões.

O BNews apurou que dois vereadores governistas despontam como favoritos para assumir a CCJ: Cláudio Tinoco (UB) e Paulo Magalhães Jr. (UB). A reunião que define os nomes que comandarão os colegiados ainda está acontecendo na CMS e deve durar até a noite desta terça.

Após mais uma tentativa de acordo nesta terça-feira (7), em mais uma sessão ordinária, o cenário ficou novamente indefinido. No entanto, o presidente da Casa determinou que os vereadores entrassem em um consenso até o final do dia, pois as comissões precisam constar no Diário Oficial do Legislativo da quarta-feira (8). Caso não haja acordo entre os parlamentares, o próprio Muniz afirmou que decidirá o comando de cada colegiado. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp