Política

Viagem de Lula é vista como aceno ao agro; entenda

Divulgação
O presidente Lula viaja nesta sexta-feira (03) e será recebido pelo prefeito e apoiadores  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 03/03/2023, às 06h26   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

Após uma campanha com ataques ao agronegócio, o presidente Lula (PT) vai retornar à cidade de Rondonópolis, em Mato Grosso, nesta sexta-feira (03). A viagem foi interpretada por políticos como um aceno ao setor, que em 2022 dedicou apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PL).

O motivo da visita do presidente à cidade é o cumprimento de agenda para entrega de casas populares às comunidades carentes. A chegada do petista no polo do agronegócio no Centro-Oeste vai quebrar um jejum de cerca de 20 anos.

Segundo informações da Folha de São Paulo, o prefeito anfitrião e apoiador de Lula, José Carlos do Pátio (PSB), disse que a visita vai auxiliar nas conversas com o agronegócio.

"A vinda dele aqui, a primeira [visita] à região Centro-Oeste, a satisfação é grande, mas não resta dúvida, o propósito é construir essa relação com o agro, construir essa aproximação com o agro e com toda a sociedade mato-grossense. O presidente Lula, mesmo sendo o político que mais fez por essa região, não ganhou a eleição aqui. É um gesto de estadista dele no sentido de olhar para a frente, construir essa relação", disse o prefeito.

A relação de Lula com empresários do agronegócio não é das melhores. Em janeiro, ele acusou produtores rurais que adotam práticas proibidas de manejo de agrotóxico de terem participado dos atos terroristas registrados em Brasília, no dia 08 do mesmo mês.

Durante declaração pública realizada em Araraquara, o presidente apontou que “aquele agronegócio que quer utilizar agrotóxico sem nenhum respeito à saúde humana possivelmente também estava lá [Brasília]”. Além disso, Lula garantiu que “toda essa gente toda vai ser investigada, vai ser apurada e vai ser punida”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp