Política

Vice-prefeitas de Salvador e Recife integram Programa de Desenvolvimento de Liderança da Primeira Infância

Imagem Vice-prefeitas de Salvador e Recife integram Programa de Desenvolvimento de Liderança da Primeira Infância
As gestoras estiveram, na última semana, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 29/07/2022, às 12h06   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), integrou nesta semana o Programa de Desenvolvimento de Liderança da Primeira Infância 2022. O programa acontece em Havard e segue até esta sexta-feira (29), reunindo prefeitos (as), vice, secretários (as), pesquisadores de políticas da primeira infância, acadêmicos e outros líderes sociais atuantes nessa importante temática.

“Uma honra participar deste programa com excelentes gestores e especialistas de todo o mundo para avançarmos nas políticas voltadas à primeira infância em Salvador. Estamos discutindo os efeitos da adversidade no início da vida para o desenvolvimento da criança, nutrição, saúde, pobreza, racismo, exclusão social, dentre outros temas que certamente vamos colocar em prática em nossa capital, visto que o elemento central das aulas passa pela construção de uma política de intervenção nas nossas cidades com contribuição das críticas e observações dos facilitadores e colegas. O foco é voltar a capital baiana com ainda mais ferramentas para serem aplicadas na prática ”, pontuou Ana Paula Matos.

A gestora está acompanhada da vice-prefeita de Recife, Isabella de Roldão (PDT), com quem fez agendas institucionais na sede da ONU em Nova York visando o fortalecimento do Nordeste na busca de cooperação internacional para os desafios locais.

“São cinco dias de imersão transformadora nesse programa, debatendo temas transversais à primeira infância como experiências no pré-natal e suas consequências no desenvolvimento cognitivo das crianças. Um conhecimento enriquecedor e valioso possibilitado pelas interações com os professores especialistas de Harvard e também pelas trocas com gestoras e gestores de vários pontos do Brasil. Voltaremos com muitas ideias para aliar a teoria à prática, de acordo com as demandas específicas da nossa cidade”, destacou a vice-prefeita de Recife, Isabela de Roldão.

As agendas internacionais permitem a troca de experiências, ampliar a cooperação com foco em políticas públicas voltadas às mulheres, à primeira infância, ao enfrentamento da emergência climática e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as pautas, estão as questões que vão do combate ao racismo e à exclusão social até problemáticas cognitivas, de nutrição e parentalidade.

Parcerias

As gestoras estiveram, na última semana, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para uma série de encontros. Também participaram das agendas a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Fernanda Lordelo e o chefe do Escritório de Cooperação Internacional, João Victor Queiroz.

A vice-prefeita também esteve no Consulado, com o Embaixador Benedicto, Cônsul Geral do Brasil em Boston, primeiro diplomata negro de carreira do Brasil ao alcançar este posto de liderança para conhecer o programa local de empreendedorismo feminino e dialogar com a empreendedora lider da iniciativa que inspirou o programa de Nova York e tem gerado resultados positivos locais.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp