Política

"Vida inteira pautada pela ética”, diz presidente da Caixa após acusações de assédio; veja vídeo

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com a esposa na plateia, presidente da Caixa falou em evento de lançamento do Plano Safra 2022/23  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 29/06/2022, às 12h56   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Pela primeira vez após vir à tona as denúncias de assédios contra funcionárias, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, se manifestou em público, na manhã desta quarta-feira (29).

Durante lançamento de lançamento do Plano Safra 2022/23, Guimarães ressaltou a presença da esposa na plateia e disse ter a vida pautada pela ética. “São quase 20 anos juntos, dois filhos, e uma vida inteira pautada pela ética. Tanto é verdade que, quando eu assumi o banco, o banco tinha os piores ratings (índices) das estatais”, disse, sem mencionar as acusações.

Guimarães é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF), com base em denúncias feitas por funcionárias do banco. As mulheres relatam toques íntimos não autorizados, abordagens inadequadas e convites incompatíveis com o que deveria ser o normal na relação entre o ele e funcionárias sob seu comando. Os testemunhos estão relacionados a viagens realizadas por Pedro Guimarães como parte do programa Caixa Mais Brasil. Entre os relatos há pedidos de abraços em contextos constrangedores e mãos em partes íntimas.

Este é o primeiro caso público do tipo envolvendo um alto funcionário do governo Jair Bolsonaro (PL). Os casos, que estão sob sigilo, são investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) pelo menos desde o ano passado, quando um grupo de funcionárias decidiu denunciar os abusos.

Diante do escândalo, Guimarães deixará o cargo e Daniella Marques será a sucessora na presidência da Caixa. Ela comanda a Secretaria de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, desde fevereiro.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp