Política

Vídeo: Apresentador Zé Eduardo questiona compra de 20 mil “cocadinhas” pela Setur

Reprodução/Metrópole FM e Freepik
Secretaria Estadual de Turismo (Setur) gastou R$ 50 mil na compra de cocadas baianas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Metrópole FM e Freepik
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 05/04/2024, às 14h30 - Atualizado às 14h35


FacebookTwitterWhatsApp

Uma compra, no mínimo, inusitada, realizada pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur), chamou a atenção do apresentador Zé Eduardo na manhã desta sexta-feira (5). Trata-se da aquisição de 20 mil cocadas baianas com dinheiro público. Durante o programa Jornal da Bahia no Ar, na Rádio Metrópole FM, o comunicador questionou a pasta sobre a necessidade de tanta “cocadinha”.

"Eu quero saber se o Maurício Bacelar [secretário estadual de Turismo] tomou conhecimento disso”, elencou Zé. “É até piada. A Setur teria comprado vinte mil cocadinhas. Não é possível”, disse o apresentador, surpreso com a informação. “Vinte mil cocadinhas. Alguém vai comer cocada demais dessa Setur, ou está caindo cocada do banco?”, questionou.

Assista:

O contrato

O BNews teve acesso ao contrato da compra em questão, que foi realizada por meio de licitação, na modalidade pregão eletrônico. No objeto, consta a “aquisição de cocadas a serem utilizadas nos eventos de turismo realizados pela Secretaria de Turismo da Bahia”, no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). “Cocada baiana, embalada individualmente, em caixinhas de papelão”, descreve o documento.

Confira:

A fim de apurar a necessidade da compra de 20 mil cocadas de uma só vez, a quem e como essas “cocadinhas” foram distribuídas, a reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Setur, que respondeu aos questionamentos. 

Confira nota na íntegra:

"Em função da agenda da Setur, com grande número de ações promocionais do destino Bahia, no Brasil e no exterior, atividades de receptivo e participação em eventos, justifica-se a aquisição das cocadas; as cocadas são distribuídas em ações de prospecção de investimentos, captação de voos, feiras nacionais e internacionais de turismo, roadshows e receptivos; recebem o produto, autoridades, investidores, agentes de viagens, operadores do turismo, turistas e público final de feiras.

Além das cocadas, nas ações da secretaria, acontece também a distribuição de fitinhas do Senhor do Bonfim e chocolate produzido na Bahia. As cocadas e as fitinhas são símbolos tradicionais do estado, que remetem ao destino. Desde 2010, o governo trabalha a produção do chocolate associada ao turismo, que já proporcionou o surgimento de mais de 300 marcas, na zona turística Costa do Cacau, muitas com premiações internacionais, além da visitação a dezenas de fazendas de cacau da região". 

Contudo, a Setur ressaltou que, desta vez, ao invés de 20 mil cocadas, a pasta irá adiquirir 15 mil cocadas. "As 20 mil foram adquiridas em 2023; em 2024, já foi aberto o processo para adquirir 15 mil", informou à reportagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp