Política

VÍDEO: Deputada denuncia caso de racismo por IA; entenda o caso

Reprodução/Instagram @renatasouzario
Ferramenta de inteligência artificial teria criado uma imagem de uma mulher negra na favela com uma arma de fogo na mão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @renatasouzario

Publicado em 27/10/2023, às 19h02   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ), publicou em suas redes sociais na última quinta-feira (26), um caso de “racismo algorítmico”. Ela explicou que, ao pedir para uma ferramenta de inteligência artificial (IA) criar um personagem de mulher negra na favela, ao estilo das animações da Pixar, obteve, como resultado, a imagem de uma pessoa segurando uma arma de fogo na mão. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Apesar da deputada não especificar qual foi a ferramenta utilizada em seu experimento para criar a imagem, a criação de personagens com os traços conhecidos do estúdio de animação da Disney se tornou uma trend nos últimos dias, já que a Microsoft disponibilizou, gratuitamente, um software que permite o serviço que utiliza inteligência artificial

Em suas redes sociais, a deputada acusa a plataforma, dizendo que a descrição feita para pedir a imagem foi de “uma mulher negra, de cabelos afro, com roupas de estampa africana num cenário de favela”. 

“O racismo algoritmo está aí. Essa lógica de criminalização das pessoas negras, nesses territórios de favelas e periferias, também está nos algoritmos”, disse a deputada, relatando a situação. 
Confira o vídeo: 

A Microsoft, responsável pelo robô inteligente, se pronunciou afirmando que está investigando o caso e que tomará medidas para ajustar o serviço.  

“Acreditamos que a criação de tecnologias de IA confiáveis e inclusivas é um tema crítico e algo que levamos muito a sério. Estamos investigando este relato e tomaremos as medidas adequadas para ajustar nosso serviço. Estamos totalmente comprometidos em melhorar a precisão dos resultados desta nova tecnologia e continuaremos fazendo investimentos adicionais para isso à medida que ela continua a evoluir”, disse a empresa. 

O que é racismo algorítmico? 

O termo “racismo algorítmico” é utilizado para explicar a reprodução de conteúdos que refletem preconceitos e discriminações presentes na sociedade no meio digital. O primeiro caso foi registrado em 2010, quando câmeras fotográficas da Nikon não reconheciam rostos asiáticos por conta de um recurso para evitar selfies com olhos fechados. 

Entenda a trend 

A nova trend das redes sociais cria personagens no estilo da Pixar, estúdio de animação pertencente à Disney. As imagens são produzidas a partir do Bing Image Creator, da Microsoft, que usa um “robô desenhista”. 

O Bing Image Creator gera as imagens a partir do DALL-E 3, algoritmo de IA da OpenAI que também é usado no ChatGPT. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp