Política

Video: vereador bolsonarista agride cinegrafista e se justifica; "acabei perdendo a paciência"

Reprodução Vídeo
A agressão foi filmada colegas e divulgada nas redes sociais da emissora onde o cinegrafista trabalha junto a uma nota de repúdio  |   Bnews - Divulgação Reprodução Vídeo

Publicado em 04/01/2023, às 19h25 - Atualizado às 19h26   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador bolsonarista Eliel Alves (PRTB) agrediu um cinegrafista da emissora RDC TV, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na tarde de terça-feira (03). A equipe da emissora filmava a movimentação em frente ao Comando Militar do Sul, quando foi cercada por um grupo de manifestantes que questionavam o trabalho dos profissionais, quando o edil se aproximou e deu um tapa no cinegrafista.

A agressão foi filmada colegas e divulgada nas redes sociais da emissora junto a uma nota de repúdio. “A RDC TV lamenta profundamente que ataques à imprensa sigam acontecendo. A tentativa de cerceamento ao trabalho da imprensa é, em si, um atentado contra a democracia. Assim como já aconteceu há poucos meses, a emissora reafirma seu compromisso com o jornalismo e jamais cederá a qualquer tipo de coação”, disse a nota. Uma ocorrência foi registrada na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre.

O vereador que atua na cidade de Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, admitiu ter dado um tapa no jornalista. Segundo o edil, o motivo da agressão foi a forma "bem arrogante" com que o cinegrafista teria respondido ao grupo que o cercava. "Eu não suporto soberba e acabei perdendo a paciência. Mas reconheço que perdi a cabeça e a razão ao agredir o rapaz. Já me desculpei com a emissora e me coloco a disposição para me desculpar com ele também", disse Eliel.

Segundo a emissora, o grupo de manifestantes se aproximou "questionando se possuíam autorização para gravar imagens" e o profissional respondeu explicando que não há necessidade de qualquer tipo de liberação para realizar o trabalho jornalístico em via pública: “nossos repórteres ainda tentaram argumentar, mas um dos manifestantes não aceitou os argumentos e agrediu o repórter cinematográfico Jocemar Silva", disse a RDC TV.

Sobre o caso, a Câmara Municipal de Nova Santa Rita também emitiu nota, afirmando que "repudia qualquer tipo de agressão, física ou moral, que fere a liberdade da Imprensa" e classificando o ato como "incompatível com os valores prezados pela Câmara". O texto foi assinado pelo da Casa, o vereador Rodrigo de Oliveira Aveiro (PT), que afirmou ainda que "os procedimentos específicos em relação ao caso concreto serão averiguados".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp