Política

Vitória da Conquista: PT e MDB se aproximam de entendimento para as eleições de 2024

Deputado federal Waldenor Pereira, do PT, e vereadora Lúcia Rocha, do MDB - Divulgação
O PT avalia que a tendência natural em Vitória da Conquista é ter MDB como vice nas eleições de 2024  |   Bnews - Divulgação Deputado federal Waldenor Pereira, do PT, e vereadora Lúcia Rocha, do MDB - Divulgação
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 02/08/2023, às 05h40


FacebookTwitterWhatsApp

O PT de Vitória da Conquista já sabe qual chapa deseja para as eleições de 2024 na cidade. Nos bastidores do petismo conquistense, ter a vereadora Lúcia Rocha (MDB) como vice na chapa liderada pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT) à prefeitura do município é dado como um caminho natural e muito próximo de se realizar.


Na avaliação de uma liderança do PT em Conquista, uma chapa formada por Waldenor e Lúcia seria complementar, aliando uma figura de centro-esquerda a outra figura de centro-direita. A vereadora já fez oposição aos petistas na cidade, mas não deixou qualquer mágoa na relação.


“A tendência é essa. As conversas estão acontecendo e é assim que está se encaminhando para acontecer. Não encontramos nenhuma dificuldade no diálogo com a vereadora Lúcia, que, mesmo quando esteve na oposição aos nossos governos em Conquista, sempre foi de fino trato”, disse um petista, sob reserva.


O curioso da possível aliança entre petistas e emedebistas é que ela deve ser formada para enfrentar a atual prefeita, Sheila Lemos (União Brasil), eleita como vice na chapa do ex-prefeito Herzem Gusmão, do MDB, falecido em 2021. Herzem, por sua vez, derrotou o PT, representado nas últimas eleições municipais pelo deputado estadual Zé Raimundo.


Antes adversários em Vitória da Conquista, PT e MDB articulam agora repetir na cidade a aliança que fazem a nível estadual, com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice Geraldo Júnior (MDB).


Ao mesmo passo, os petistas também já possuem conversas adiantadas com PSB, PSD e PP em Vitória da Conquista, buscando formar uma frente ampla contra a prefeita Sheila Lemos. A movimentação visa cumprir a recomendação dada por Jerônimo, de construção de uma candidatura única da base governista em cada um dos grandes municípios baianos.


A escolha do deputado federal Waldenor Pereira como candidato também faz parte da intenção de construir uma grande aliança. O parlamentar nunca disputou uma eleição majoritária antes, o que, na avaliação dos petistas da cidade, o coloca como uma novidade, sem o peso e sem o desgaste dos ex-gestores municipais do PT, Guilherme Menezes e Zé Raimundo.


“Waldenor vem com esse frescor. Nunca governou Vitória da Conquista e, ao mesmo tempo, sempre foi muito bem votado para deputado. É mesmo a vez dele. Não tenho dúvida de que é a melhor escolha”, avaliou outro petista.


Do outro lado, Sheila também se articula para conquistar novos aliados, como os bolsonaristas do PL, que tentam abocanhar secretarias na gestão municipal conquistense.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp