Política

Viúva de Marielle Franco recebe ameaça de estupro ‘corretivo’

Reprodução / Instagram
Mônica era casada com a vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em 2018  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 23/08/2023, às 09h45



A viúva de Marielle Franco e vereadora do Rio de Janeiro, Monica Tereza Benicio (PSOL), foi à polícia na tarde desta terça-feira (22) para denunciar ter recebido ameaça de estupro “corretivo”.

De acordo com a vereadora, as mensagens com teor lesbofóbico foram enviadas via internet, através do e-mail oficial da vereadora.

Segundo informações do Uol, o autor se identifica como Astolfo Bozzônio Rodrigues e diz ser doutor em Psicologia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

"Ele diz que ser uma mulher lésbica é uma aberração", relata a vereadora. Segundo o autor da ameaça, o estupro é chamado de corretivo porque teria o efeito de "corrigir" a preferência sexual da vítima. "O e-mail descrevia, inclusive, como seria o crime, algo muito violento não só para uma mulher lésbica, mas para as mulheres como um todo", disse Monica. "É importante que a gente demande sempre que ser lésbica não é uma doença, e o estupro corretivo é crime", enfatizou.

Policiais da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), estão responsáveis pelas investigações do caso e localização do autor da mensagem.

Mônica era casada com a vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em 2018 juntamente com o motorista Anderson Santos. Ainda de acordo com a vereadora, logo após o crime os primeiros emails foram recebidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp