Política

Weintraub perde ação contra Boulos e terá que pagar valores de processo; saiba quanto

Marcelo Camargo/Agência Brasil e Reprodução/Twitter
Ex-ministro da educação processou Boulos por publicações no Twitter  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil e Reprodução/Twitter

Publicado em 03/05/2022, às 18h27   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro da educação e pré-candidato ao Governo de São Paulo, Abraham Weintraub (PMB), terá que pagar R$ 10 mil reais ao pré-candidato a deputado federal e líder do MTST, Guilherme Boulos (PSOL). A informação é da coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a publicação, o Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou uma ação apresentada por Weintraub (PMB) contra Boulos. Ele pedia uma indenização de R$ 10 mil por danos morais e direito de resposta por causa de duas publicações feitas por Boulos nas redes sociais. No entanto, ao ser derrotado, Weintraub é que irá pagar a Boulos o valor, referente a custas processuais e honorários advocatícios.

Leia também:

Foram duas as publicações que geraram o processo. "Weintraub é o maior vagabundo do Brasil. Fora!" e "O Brasil corre o risco de ficar sem vacinas suficientes por falta de insumos da China por causa de Jair Bolsonaro e três imbecis. Dudu Bananinha, Ernesto Araújo e Weintraub". Segundo o ex-ministro, as declarações tiveram caráter ofensivo e difamatório por causa do uso das palavras "vagabundo" e imbecil". Boulos, em resposta, afirmou que estava exercendo o direito à "crítica contundente, de liberdade de expressão, de livre manifestação do pensamento ou mesmo da legítima defesa de terceiro".

Em sua decisão, a juíza do TJ-SP, Luciana Biagio Laquimia, avaliou que não houve abuso por parte de Boulos, pois o próprio ex-ministro "tem fama pública e notabilíssima de reputar seus opositores 'vagabundos'." A magistrada ainda afirmou que Weintraub instigou na memória coletiva brasileira recente a palavra "vagabundo" ao usá-la contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), além de citar declarações xenofóbicas feitas por ele contra chineses em meio à pandemia da Covid-19.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp