Política

Zanin se diz impedido de analisar recurso de Bolsonaro

Lula Marques / Agência Brasil
A defesa do ex-presidente questiona uma multa aplicada pelo TSE na eleição presidencial de 2022  |   Bnews - Divulgação Lula Marques / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 16/04/2024, às 08h51


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, se declarou impedido para analisar um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em que questiona uma multa aplicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado alega que atuou na ação como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

A multa foi aplicada em 2022, quando Bolsonaro impulsionou um vídeo com ataques a Lula durante a campanha nas eleições presidenciais daquele ano. O TSE entendeu que a ação foi irregular por entender que as publicações patrocinadas só podem ser ocorrer para promover uma candidatura, e não com críticas. O valor da multa foi o dobro do que foi gasto no impulsionamento (R$ 35 mil).

O relator do recurso é o ministro Flávio Dino e já negou um pedido para reverter a multa, o que foi questionado pela defesa de Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp