Política

Zé Cocá adia votação de consórcio na Bahia após candidato perder votos; entenda

BNews/Dinaldo Silva
Zé Cocá é presidente do Cimurc, consórcio que reúne prefeitos em Jequié  |   Bnews - Divulgação BNews/Dinaldo Silva
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 29/11/2022, às 16h58 - Atualizado às 17h12



O presidente do Consórcio Intermunicipal Médio Rio das Contas (Cimurc), prefeito Zé Cocá (PP), suspendeu e adiou a data de uma votação para eleger o novo comandante do grupo. O consórcio reúne prefeitos da região de Jequié (BA), do qual o gestor municipal também é presidente.

Nos bastidores, segundo o BNews apurou, a mudança se deu após o candidato apoiado por ele, Dr. Tom, prefeito de Itamari, perder votos. Cocá teria percebido que Tinho, prefeito de Ubatã, havia reunido a maioria dos votos e decidiu adiar a votação - que aconteceria na última sexta-feira, dia 25 de novembro - para o dia 9 de dezembro.   

Fontes da reportagem informam que a perda de apoio aconteceu após uma movimentação do Governo do Estado, já que Cocá virou desafeto da gestão Rui Costa (PT) por ter mudado de lado e apoiado o candidato derrotado ACM Neto (União Brasil) na última campanha estadual.

Dr. Tom tinha 9 votos. Já Tinho reuniu 5. Com a ajuda da articulação política estadual, Tinho conseguiu virar mais 5 votos, garantindo a maioria no dia em que seria votado. Quando todos estavam reunidos para o pleito, o adiamento foi anunciado por Cocá. 

A justificativa dada aos gestores foi de que era preciso "solucionar os problemas da votação" - entre eles, o caso de um secretário municipal que foi votar com a procuração de um prefeito, o que é permitido pelo regimento.

Procurado, Zé Cocá não foi encontrado até o fechamento para comentar o caso. A matéria será atualizada caso algum posicionamento seja enviado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp