Política

Zé Cocá revela empresa que vai operar o transporte público em Jequié

Dinaldo Silva / BNews
Cocá fez o anúncio na quarta-feira (25)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 25/01/2024, às 15h25   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), revelou, em entrevista a uma rádio local na quarta-feira (25), que a empresa vencedora da licitação para operar o transporte público na cidade foi a Cooperativa de Transporte e Turismo Borda da Mata (COOBMA), a única que compareceu ao certame realizado no dia 19 de dezembro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo o Termo de Referência para a Licitação do Serviço de Transporte Coletivo por ônibus, o prazo de licença de concessão será de 5 anos, sem caráter de exclusividade e a gestão será feita pela Secretaria de Serviços Públicos, cuja operação dos serviços de transporte coletivo municipal de passageiros, organizada em um único lote, será executada sob o planejamento, organização, direção, coordenação, controle e fiscalização da Prefeitura de Jequié.

De acordo com o site TV Jequié, a tarifa de remuneração para a operação do sistema público de transporte foi fixada no Edital de Concorrência no valor de R$ 4,50 , a qual tem por data base o mês de agosto de 2023, com reajuste anual tendo sempre como base o mês de agosto de cada ano.

Em relação às características dos veículos, os micro-ônibus devem acomodar, no mínimo, 21 passageiros sentados, com capacidade total de 30 passageiros, incluindo área reservada para cadeira de rodas e/ou cão guia, excetuando-se motorista e cobrador, quando existir. Além disso, os veículos precisam ter duas portas, sendo uma equipada com plataforma elevatória.

Já a frota de ônibus convencional urbano deve acomodar, no mínimo, 30 passageiros sentados, com capacidade total de carregamento de 70 passageiros, incluindo área reservada para cadeira de rodas e/ou cão guia, excetuando-se motorista e cobrador. Esses também precisam ter, no mínimo, duas portas, sendo uma equipada com plataforma elevatória.

O Edital de Concorrência n.º 011/2023 afirma que serão atendidos os bairros Jequiezinho, Curral Novo, Urbis, Km4, Mandacaru, Inocoop, Centro, Parque do Sol, Barragem da Pedra, Fazenda Velha, Cachoeirinha, Pau Ferro, Jardim Tropical, Joaquim Romão, São Judas e Segredo. 

No documento, ainda fica estabelecido que "após a implantação ou a integração com projetos como BRT, VLT, Eventos com descontos tarifários, dentre outros, haverá revisão tarifária na data base de reajuste e com base no Cálculo Tarifário visando ajuste de custos à nova realidade operacional".

Estudos técnicos da Secretaria de Serviços Públicos apontam que a pretensão é de transportar aproximadamente 115 mil passageiros ao mês em razão da do processo de recuperação com uma tendência de crescimento contínuo, proporcional à regularidade imposta na prestação do serviço com o contrato emergencial estabelecido pela administração municipal, conforme quadro abaixo.

O valor estimado do Contrato é de R$ 62.166.960 (sessenta e dois milhões cento e sessenta e seis mil e novecentos e sessenta reais).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp