Política

Zé Trindade descarta uso político da Conder nas eleições municipais; saiba detalhes

Dinaldo Silva/BNews
O presidente da Conder participou de um ato na Assembleia Legislativa da Bahia  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 08/01/2024, às 11h28   Bernardo Rego e Tácio Caldas



O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Zé Trindade, falou na manhã desta segunda-feira (8), durante participação de ato em defesa da democracia que aconteceu no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), sobre a temperatura das eleições municipais e frisou que o comentário de que a Conder não seria escritório político não foi um recado com destinatário certo. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.


“De forma nenhuma. Na realidade, a Conder e nenhum órgão do Estado, nem da Prefeitura, pode ser utilizada para beneficiar qualquer tipo de pré-candidato. Eu entendo que a estrutura do Governo, das Prefeituras Municipais, deve ter seu trabalho capitalizado, sim, pelos seus respectivos grupos políticos, em cada momento”, pontuou. 


“Eu entendo que esses políticos que são ligados ao Governo ou aos municípios, eles possam capitalizar aquelas intervenções que são feitas pelo Governo. Assim como, há 15 dias atrás, o lançamento do VLT,  toda a parte das outras intervenções de drenagem. Não foi recado para ninguém. Nós somos fiscalizados diuturnamente pelos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público, com os Tribunais de Conta do Estado, os municípios, o Tribunal de Conta dos Municípios. Então, tem uma legislação a cumprir. E sempre foi assim na Conder”, acrescentou.

Trindade também falou a respeito das candidaturas de esquerda que tentaram compor a chapa majoritária e não conseguiram e a respeito da escolha do vice-governador, Geraldo Jr, para ser o cabeça de chapa nas eleições municipais em Salvador.

“É natural que os partidos políticos queiram, num período pré-eleitoral, brigar e trabalhar por seus candidatos. E nós temos aí vários que foram colocados, vários nomes foram colocados aí, todos com representatividade, com credibilidade dentro da sociedade, não só aqui, você está falando particularmente em Salvador, mas em outros municípios também”, disse. 


“Mas só que o Conselho Político, que é coordenado pelo governador Jerônimo, que tem essa sensibilidade, esse conhecimento junto com todos os atores que fazem nosso grupo político. Então essa coisa aí que eu disse, essas arestas, qualquer aresta que porventura possa surgir, serão aparadas no momento oportuno, mas existe, vai ter, com certeza, uma confluência para que todos possam caminhar junto do candidato escolhido pelo Governador, que é o grande comandante do processo”, explicou. 

O presidente da Conder também revelou qual deve ser a estratégia para sair vitorioso nas eleições. “Eu entendo que nós devemos fazer comparação de projetos. Nosso projeto é um projeto que cuida de pessoas, cuida de gente, se preocupa. Aqui mesmo nós estamos vivendo um momento agora aqui na Assembléia, essa preocupação em manter a democracia, em fortalecer as instituições que são formadas, né? Então esse é o nosso trabalho”, salientou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp