Meio Ambiente

Governo prorroga operação das Forças Armadas na Amazônia até abril de 2021

Reprodução/Felipe Werneck/Ibama
A operação Verde Brasil 2" acontece desde maio com o objetivo de combater crimes ambientais nos estados da Amazônia Legal   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Felipe Werneck/Ibama

Publicado em 12/11/2020, às 15h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma portaria assinada pelo ministro da defesa Fernando Azevedo prorroga a  operação "Verde Brasil 2" até o próximo dia 30 de abril de 2021. As informações são do Diário Oficial da União desta quinta-feira (12).

A ação, operacionalizada pelo Exército brasileiro acontece desde maio deste ano com o objetivo de combater crimes ambientais nos estados da Amazônia Legal - faixa de fronteira, terras indígenas e unidades federais de conservação ambiental.

O Partido Verde chegou a questionar a constitucionalidade do uso das Forças Armadas no combate a crimes ambientais e focos de incêndio no Supremo Tribunal Federal (STF). 

A legenda argumenta que a presença das Forças Armadas promove "verdadeira militarização da política ambiental brasileira", usurpando competências que seriam do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No âmbito dessa ação, no início de setembro, a ministra Cármen Lúcia requisitou que, tanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), quanto Azevedo, prestassem informações sobre a atuação do exército na Amazônia em ações contra o desmatamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp